ASSESSORIA ESPORTIVA ESPECIALIZADA


OTIMIZE SEUS TREINOS E OBTENHA RESULTADOS SÓLIDOS COM SEGURANÇA E NO MAIS CURTO INTERVALO DE TEMPO.

info: janafits@hotmail.com


domingo, 10 de junho de 2012

Aerobiose em jejum, por que os atletas recorrem à esta poderosa estratégia.

Vou dormir de short, top e meia hoje rsss 


           Por quê? A razão é que assim fica mais fácil sair cedo para a aerobiose no jejum. Lembra do que foi falado nas postagens anteriores sobre aquilo "o que estamos fazendo nesse momento temos o hábito de não fazer"? Acordar antes da hora que estamos acostumados para se exercitar sem comer pode parecer um grande sacrifício, não estamos acostumados a isso e é comum bater aquela vontade de abraçar o travesseiro e cochilar mais meia hora, certo? Pois então vou retomar o hábito de fazer aerobiose em jejum, dormir mais cedo e acordar mais cedo também, porque sei que essa meia hora de treino vai me ajudar muito.

Após aerobiose na rotina para o Arnold 2012



           Moro perto de um grande parque em Goiânia, lindo, com mais ou menos o percurso de 2km cada volta. Saindo da minha casa e dando uma volta na intensidade leve à moderada consigo chegar em casa novamente em 40 minutos. É perto, é de graça e é maravilhoso.




           Confesso que dá uma preguicinha no início, mas quando chego no parque parece que me conecto com aquela natureza, o sol começa a surgir e me bate aquela vontade de agradecer à Deus pela vida, pelo trabalho, amigos, família, nossa! Ouvindo as músicas preferidas no MP4, monitorando a frequência cardíaca para não exceder na intensidade, naquela hora sou só eu, a pista e Deus. 
Tenho certeza que deve haver uma grande liberação de hormônios bons nessa hora, porque a sensação é tão boa que, com o tempo, passa de parecer um sacrifício para ser um grande prazer, de verdade. Não é à toa que os parques estão lotados de pessoas correndo, caminhando e que os grupos de corrida estão tão em alta.


             Porém muitas dúvidas permeiam essa atividade no jejum. Muita algumas pessoas acredita que não é benéfica nem à saúde e aos músculos. Apesar disso, diversos atletas, principalmente as mulheres, são adeptos à essa estratégia quando precisam baixar o percentual de gordura. 
             O nutricionista Osvaldo Neto e o treinador Waldemar Guimarães escreveram à respeito no site www.waldemarguimaraes.com.br atestando sobre os benefícios dessa prática através de revisão de estudos científicos. Segundo eles, a prescrição de atividade aeróbia em jejum é aplicada há duas décadas e corrobora com a afirmação que a oxidação de gorduras é potencializa três vezes do que quando promovida no período da tarde após as refeições.
             Isso se acontece porque o organismo não tem muito gicogênio estocado para ser solicitado como fonte de energia, ou seja, teria que ir direto aos depósitos de gordura para que se possa completar a atividade.
             Algumas precauções devem ser tomadas antes de iniciar: tomar meio litro de água e, eu particularmente, utilizo BCAA Probiótica antes e depois da corrida, que deve ser de intensidade leve a moderada e não exceder 40 minutos. Como eu não tenho problema com o metabolismo do açúcar, como os diabéticos, por exemplo, nunca me fez mal, muitíssimo pelo contrário. Mas sugiro que para a primeira vez, seria interessante levar uma bala ou pedaço de rapadura, por exemplo, no bolso para o caso de uma súbita hipoglicemia, apesar de nunquinha ter visto isso acontecer com ninguém. E pronto, metade do dever cumprido, aquela sensação de bem estar, metabolismo já começa acelerado para manter o dia todo bem em alerta, porque a rotina é pesada!
             Tá aí, pessoal, mas uma dica valiosa. Continuem acompanhando o blog, vale muito apena. Tudo que escrevo aqui faz parte da minha experiência de 12 anos como atleta, de muitos estudos e vivências compartilhadas com outras tantas amigas e amigos do esporte. Tenho seguido firme nos meus propósitos e tenho tido sucesso. Meu físico já vem mudando bastante e vai mudar ainda mais com essa nova proposta, estou certa disso. Me sinto muito melhor quando olho no espelho, mas sei que ainda preciso me manter ainda mais disciplinada na dieta, porque embora esteja comendo o que me propus, ainda não adequei as quantidades, e isso é importante.
             Sei de muitas pessoas que vem seguindo o blog e experimentando mudar seus hábitos, à estas digo que realmente não é fácil se não mudarmos nossos arquivos (pensamentos e ações), mas que é possível, mesmo se ás vezes fraquejar, quebrar dieta, etc, amanhã é um novo dia e nunca é tarde para recomeçar. Afinal, falhar é humano, mas permanecer no erro é burrice. ; )
             Então, grande abraço a todos, espero que estejam aproveitando as dicas,


                                                                                 Janaína Matos - fitness IFBB

6 comentários:

  1. Jana, adorei o texto!
    é exatamente isso, no começo pra acordar bate aquela preguiçinha, aquela vontade de deixar pra outro dia.. esse é o primeiro desafio, depois é só prazer, sensação de dever cumprido, quase de vitoria(rs) pq convenhamos: nao é facil, mas vale a pena demais da conta!

    Mariane Maia

    ResponderExcluir
  2. oi Jana,
    eu estou adorando o seu blogg, mas sinto falta qdo vc demora pra escrever um pouco.. vc poderia escrever diariamente mesmo que seja pra dar um oi !!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, tá certo :) Não deixarei de sempre atualizar o blog. Mensagens como a sua me estimulam cada vez mais. Grande abraço, Jana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jana adorei o texto, eu treino de manhã bem cedo, e vejo a maior diferença.
    Seu blog é muito bom, estou te seguindo rsrs, bjos

    ResponderExcluir
  5. Oii, é minha primeira vez no blog! Vc tem o nome da minha melhor amiga :)
    Comecei a aerobiose a pouco tempo, e hoje, senti exatamente isso.. Bem estar, vontade de agradecer a Deus pela vida... é MUITO bom! Venho de uma vida INTEIRA de sedentarismo, hábitos terríveis e me propus a mudar isso. Preciso de inspiração e força de vontade pois não é fácil essa mudança. Vou acompanhar o blog a partir de agora! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Paula, que legal né. Conte comigo aqui todas as semanas postando sobre assuntos do fitness, sempre procurando publicações que inspirem leitores como você, empenhados em melhora da forma, qualidade de vida e tudo de bom que a musculação pode trazer! Grande abraço!

    ResponderExcluir