ASSESSORIA ESPORTIVA ESPECIALIZADA


OTIMIZE SEUS TREINOS E OBTENHA RESULTADOS SÓLIDOS COM SEGURANÇA E NO MAIS CURTO INTERVALO DE TEMPO.

info: janafits@hotmail.com


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Desafio dos 100 dias contra retenção de líquido e excelente para definição, emagrecimento e muito mais!



Olá, queridos, 
Hoje estou especialmente contente com minha própria evolução. Continuo firme no desafio, hoje a balança bateu 3kg a menos do que quando comecei esse desafio, mesmo tomando a creatina, que costuma me reter um pouquinho de líquido. Cinturinha mais fininha, mais alegria, confiança, enfim, tudo de bom!

Por falar em retenção, preparei esse artigo muito interessante sobre o assunto:


       A retenção de líquido no subcutâneo, ou seja, entre a pele e o músculo é um problema que incomoda principalmente a nós, mulheres. Acontece por vários fatores como oscilação hormonal, desequilíbrios de sais minerais, com excesso de ingestão de sódio, muito cansaço (cortisol alto), dentre outras causas. A conseqüência para nós mulheres é, principalmente, o aumento do fibroedema gelóide, conhecido como celulite. Por falar nisso, é importante dizer que a celulite acontece na maioria das vezes pela combinação de fatores de retenção de líquidos, aumento do tecido gorduroso decorrente da má alimentação e falta de exercícios físicos. Então para combater a retenção e, de quebra, ainda melhorar o aspecto da pele, disfarçando a celulite mais avançada ou ainda eliminando a de primeiro grau, um excelente exercício seria a caminhada e a corrida. Quer saber por quê?
            


                   Corrida contra retenção hídrica
       
       A corrida e a caminhada além de ajudar a queimar as gordurinhas, acelerar o metabolismo e auxiliar no emagrecimento, pode ajudar na diminuição da retenção de líquidos não apenas pela transpiração, mas também porque faz o coração bombear melhor o sangue; com a contração das panturrilhas (auxiliando ainda mais no retorno venoso, também chamada de “coração da batata da perna” rss) e também com a vibração causada pelo impacto das pisadas se forma uma tríade poderosa a favor da drenagem linfática. Sim, além de queimar calorias a corrida também faz drenagem!  Por isso que é comum sairmos da esteira correndo para o banheiro, é o corpo respondendo ao exercício.

       Para isso é importante também ingerir bastante água. Há quem possa pensar que a vontade de ir ao banheiro seja pela ingestão de líquidos durante a atividade, a estes convido a beber dois copos d’água e ficar sentados por 30 minutos e a beber a mesma quantidade e sair para correr. Faça o teste J

       Por falar nisso, beber água emagrece, é saudável e extremamente recomendável para a manutenção da saúde. Segundo artigo do meu amigo e treinador da queridíssima atleta Nicole Eccel, a ingestão recomendada é algo em torno de 40ml por kg de peso corporal ao dia. ÁGUA e não refrigerante, sucos, chás, que não entram nessa conta. Também lembra Muller que beber 3l d’água de uma vez só não resolve, recomenda-se algo em torno de 200ml a cada hora, dependendo da atividade da pessoa.
     Saiba que 8 copos de água gelada faz com que o corpo aumente o metabolismo, gastando 200 calorias a mais por dia para produzir mais calor.
     Por isso não esqueço minha super garrafinha gelada nos treinos.

Garrafinha VULCANO ENERGY


        Um organismo hidratado sente menos necessidade de armazenar água, então através de um sistema regulatório em contrapartida eliminará mais água  a medida que se ingere uma quantidade maior, melhorando a circulação, eliminando as toxinas pela urina, pelo suor e prevenindo a celulite.
OBS: Nós mulheres oscilamos mensalmente nossos hormônios femininos, inchamos e desinchamos, por isso, se evitarmos o excesso dessa retenção e colaborarmos com a eliminação de líquidos, estaremos deixando de estimular o organismo a formar a fibrose (fibroedema gelóide) – celulite!  Boa dica não? J

       Voltando à corrida, o que acontece é algo parecido com os efeitos da plataforma vibratória que se baseia na repetição de estímulos vibratórios sobre os músculos, tendões e ligamentos gerando uma resposta de reflexa imediata, estimulado a contração muscular, ativando a circulação periférica combinada com os efeitos de secreção de somatotropina pela adenoipófise levando a mobilização dos depósitos de gordura, do metabolismo, dentre outras muitas vantagens.
Eu poderia ficar aqui listando dezenas de benefícios da caminhada, corrida e atividade física em geral para a saúde e beleza. Mas acredito que o melhor exemplo é o nosso próprio.

Em forma para o brasileirão IFBB do2 2010



       Acrescento como fisioterapeuta que sou, que para as pessoas com sobrepeso, seria interessante começar com caminhadas, até mesmo num elíptico e na plataforma vibratória (acrescentada à atividade física), aliada à alimentação adequada, para eliminar peso gordo e não prejudicar a articulação do joelho, como uma forma de adaptação à corrida. Lembrando: saúde em primeiro lugar.

Por fim parafrasearei Ana Maria Braga hoje (queridíssima): " Um quilo de determinação vale mais do que 10 de sorte”.
Desejo a todos determinação para começar hoje mesmo uma nova rotina, agora com mais conhecimento e animação, contra os líquidos subcutâneos em excesso! rsss 

Grande abraço à meu amigo Thiago Muller e Nicole Eccel, STRENGTH & LOYALTY!

Gostaram do artigo? Então compartilhe com seus amigos, conhecimento é poder!
bjos Jajá

2 comentários: