ASSESSORIA ESPORTIVA ESPECIALIZADA


OTIMIZE SEUS TREINOS E OBTENHA RESULTADOS SÓLIDOS COM SEGURANÇA E NO MAIS CURTO INTERVALO DE TEMPO.

info: janafits@hotmail.com


quarta-feira, 20 de junho de 2012

O ANTES e DEPOIS! Sem deixar de evoluir sempre!


Tá vendo essa mocinha aí na foto? Sou eu com 15 anos competindo no estreantes goiano no ano 2000.

      Havia uma colega de escola, Pollyana, nunca me esqueço, que treinava e tinha o corpo diferente das outras meninas magras da escola. Eu achava lindo! Nessa época já treinava ginástica artística, sem grandes pretensões.        
        Essa amiga me levou à uma academia estilo bodybuilding no centro da cidade onde haviam muitos atletas, treinei por alguns meses e os resultados foram muito rápidos, logo os colegas começaram a me incentivar a competir no fítness. Naquela época não havia muitas categorias femininas, e eu me encaixava bem no coreográfico por causa da ginástica. Fui o início da minha carreira como atleta.

       
        Lembro que assistia por horas o campeonato brasileiro do ano anterior, admirava demais as atletas top do fitness naquela época, como Rosana Muller, Silvia Finnocci. Uma semana depois lá estava eu competindo a Copa Sul-Sudeste ao lado delas!
Copa Sul-Sudeste em Suzano, 2000.






        Fiquei no mesmo quarto de Silvinha, que me tratou com tanto carinho! Era tudo tão novo, um sonho!
Fiquei em 4º lugar nesse campeonato.

        Talvez eu tenha sido uma das atletas brasileiras mais jovens a figurar nos palcos do fitness, não havia body fitness ou outras categorias além do fisiculturismo, tive que aprender as coreografias inicialmente com a ajuda do meu professor Angelo, da ginástica, e a musculação ficava por conta de Marcos Leandro, que me acompanhou nos meus quatro primeiros anos de competição.
      
Brasileiro. Eu, Luciane Silva, e na ponta direita, Valéria Aprobato, 2003. 3º lugar
  Na época fazíamos o que podíamos para nos sair bem no esporte e chegamos a colecionar quatro vitórias estaduais (2000 a 2003), uma vitória regional (2002), um vice-campeonato brasileiro NABBA (2002) e um terceiro lugar no brasileiro NABBA (2003).

Aos 18 anos.
       Eu sabia muito pouco sobre treinos, dieta e tudo mais. O pouco que conhecia foi adquirido através dos livros do professor Waldemar Guimarães. Tinha pouco incentivo, era muito nova e achava que jamais chegaria ao nível das demais atletas. Então, resolvi me dedicar aos estudos, passei no vestibular para Fisioterapia na Universidade Estadual de Santa Catarina, em Florianópolis, e lá tive a oportunidade de conhecer  Waldemar. 
      
       O professor já havia me visto em campeonatos e me ofereceu ajuda para dar continuidade aos trabalhos com o esporte, me convidou para estudar em Londrina, onde vivia na época, para treinar e viver lá. Mas confesso que eu tinha um certo medo do Wawa, com aquela cara de bravo, rsss. Deixei passar a oportunidade. Mas não me arrependo, acredito que as coisas acontecem na hora certa na vida da gente.
     Anos depois, já formada, depois de 5 anos sem treinar musculação, voltei aos treinos. Logo percebi uma fantástica melhora no físico, e que memória muscular! Percebendo o resultado entrei em contato com o professor (Waldemar) para me orientar quanto ao retorno aos palcos, para mim ele sempre foi o melhor, acreditava nele como profissional e queria que ele me tornasse a melhor também, assim como fez com tantas atletas como Larissa Reis, Juliana Malacarne, Gal Ferreira Yates eeee a lista é grande, mas vendo a situação que cheguei com meu físico depois de tanto tempo longe da musculação, uma gestação, ele me orientou a fazer dieta e treinar para o próximo ano. Então continuei fazendo isso.
       
      Porém, com empenho e contanto com a boa genética, eu e o treinador fomos convencidos que não precisaríamos de tanto tempo para voltar à boa forma, ou melhor, a desenvolver um shape ainda muito melhor. Ele foi me ensinando, me amparando, e seis meses depois conquistei a minha primeira grande vitória: Venci o campeonato brasileiro de fitness coreográfico! E depois o Sulamericano, e depois fiquei em oitavo lugar no mundial.

Campeonato sulamericano 2010
    



 Não contende, no ano seguinte, em 2011, mais experiente e conhecendo melhor meu próprio metabolismo, ganhamos novamente o brasileiro, não pude embarcar para o Sulamericano por problemas com a mala, mas no Mundial da Sérvia fui vice-campeã!



Campeonato Mundial de 2011

Nesse ano, fizemos a preparação para o Arnold Amateur e fiquei em quarto lugar. Apesar dos imprevistos quanto a arbitragem, padrões, etc. Estar entre as TOP 5 do Arnold foi excelente! 


     Perseverança e um pouquinho de teimosia. Foco, muito foco, abdicação e garra.
Não foi nada fácil, o fitness é muito difícil. Lá fora as meninas são ginastas desde criança, aprendem dança e tudo mais. Aqui no Brasil agente tem que ralar muito mesmo. Tive que aprender ballet, ginástica olímpica, ginástica aeróbica, treinar muita flexibilidade para competir de igual para igual com as européias. Além de tudo isso, soma-se os treinos de musculação e os infindáveis aeróbicos... Pensa... Mas, NO PAIN NO GAIN. Conquistamos muito, às custas de muito suor, lágrimas e companheirismo.

Por isso agradeço muito à todos aqueles que me acompanharam até hoje, ao antigo treinador, Marcos Leandro, ao antigo professor de ginástica, Angelo, e também à meu mestre querido que me ensina não só a ser atleta, mas que me ajudou a nortear minha vida nessa nova fase, Waldemar Guimarães. 

À minha professora de ginástica atual, Samanta Garcia e aos patrocinadores são de grandessíssima importância na minha carreira: VULCANO e PROBIÓTICA.

 OBS: A meu amado Jango Guimarães, meu parceiro de todas as horas. Um beijo no coração :*

4 comentários:

  1. Adorei isso! Legal demais poder conhecer como as coisas vão acontecendo com vocês. Parabéns pela dedicação e sobretudo parabéns pelo reconhecimento e gratidão aos profissionais que a ajudaram pelo caminho. Isso é coisa rara e demonstra seu bom caráter. Vemos que não é linda só de físico. Desejo-lhe muito mais sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Nossa desde 2003?? Parabéns Jana!! Já te falaram que vc é a cara da grazi massafera? rs bjus

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Além de bela, vemos que seu coração é precioso! Beijo
    Tatiany - equipe Waldemar Guimarães

    ResponderExcluir
  4. E depois muitos ainda dizem que o sucesso é por acaso ou para pessoas se submetem a qualquer coisa para conseguir chegar lá, só que ninguém vê os anos de dedicação e disciplina!

    Parabéns!

    S&L

    ResponderExcluir