ASSESSORIA ESPORTIVA ESPECIALIZADA


OTIMIZE SEUS TREINOS E OBTENHA RESULTADOS SÓLIDOS COM SEGURANÇA E NO MAIS CURTO INTERVALO DE TEMPO.

info: janafits@hotmail.com


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Acelerando o metabolismo e otimizando a busca pelo belo físico!

Olá meus caros!

Continuo por aqui, firme no desafio dos 100 dias! Semana passada recebi a excelente notícia que minha recuperação pós-cirurgica já me permite voltar aos treinos quase que totalmente, o joelho ainda dói um pouco, mas com algumas adaptações não me impede de treinar bem.

        Apesar disso e da alimentação correta, sinto que meu físico tem evoluído muito lentamente, sinto como se desse dois passos à frente e um para trás a cada semana. Então decidi investigar a respeito, fazer alguns exames metabólicos de laboratório e ver se está tudo bem com o organismo.

        Estive conversando muito nos bastidores dos campeonatos com minhas amigas atletas e descobri que não sou a única a ter problemas com a lentidão do metabolismo. Sendo assim, vamos ao que interessa: dar um jeito de acelerá-lo e otimizar os ganhos, ou melhor, no meu caso as perdas (de gordura e de tempo).

         Para melhor explicar o metabolismo resumidamente seria o conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo, reações anabólicas e catabólicas (de ganho e perda).
Muitas pessoas acreditam que com o passar do tempo se torna muito difícil perder peso, modificar o físico. Porém as coisas não são tão ruins assim, o envelhecimento tem sua parcela de culpa, mas nem tanto. Algumas simples mudanças nos hábitos de vida podem influenciar sobremaneira no metabolismo e nos ajudar a alcançar os objetivos.

Buning in fitness!
         Saiba que o que mais afeta o metabolismo é o tecido muscular. Quanto mais massa magra, mais energia é gasta para mantê-lo. Depois, seguindo em ordem crescente de importância:

- a frequência das refeições, quanto mais tempo se dá entre elas, mais o metabolismo diminui para manter energia;

- o nível de atividade, que deve ser compatível com a dieta, um maior gasto energético causa déficit calórico e favorece o emagrecimento porém nada de calorias vazias, mais importante do que gastar tempo contando pontos ou calorias é saber ingerir os nutrientes corretos de acordo com a rotina diária individual;

-qualidade e quantidade dos alimentos: muito tem se falado sobre a temida ingestão de gorduras, necessárias para a produção de hormônios, que estão diretamente ligados às reações metabólicas, mas que precisam ser bem escolhidas ( as gorduras boas como azeite extra-virgem, ômega 3) e na quantidade certa;

- a hidratação, já mencionada em artigos anteriores do blog, pois mais de 70% das funções orgânicas acontecem em meio líquido, estar bem hidratada acelera o metabolismo!;

- a genética, coisa que não se pode mudar, realmente algumas pessoas são privilegiadas geneticamente, outras nem tanto e precisam de uma mãozinha extra para alcançar os objetivos;

- a função hormonal, muito culpada por aí, o tal do "hipotireoidismo" muitas vezes vira falsa justificativa para o sobrepeso/obesidade, uma vez que apenas 5 a 10% dos obesos teriam alterações endócrinas, antes de culpar a coitada da tireoide, prestemos atenção à dieta e aos níveis de açúcar ingeridos. Dieta é fundamental!;

- o estresse também pode diminuir o metabolismo, principalmente se a saída é atacar a geladeira. Por isso controlar a ansiedade ajuda muito.

Em fim o metabolismo diminui não porque se fica mais velho, mas sim pela queda dos níveis de atividade e consequente perda de massa muscular com o passar do tempo. Quanto mais músculos, mais rápido o metabolismo. E viva o anabolismo então!

Com Jorge Veloso na Expo Nutrition Rio 2012!
Nas minhas andanças pela Expo Nutrition encontrei o atleta Jorge Veloso, de 50 anos de idade, que fez sucesso no programa Mais Você com Ana Maria Braga por apresentar um físico que põe no chinelo muito garotão por aí. Perguntei à Jorge sobre sua aparição no programa, em resumo ele afirmou que o objetivo maior de sua participação foi mostrar para o público que é possível ficar muito bem fisicamente mesmo com uma idade mais avançada, com uma rotina puxada de trabalho (e que rotina! O atleta trabalha até de madrugada como Gari).

Sendo assim, já temos muitas dicas acima de como acelerar nosso metabolismo, além destas a suplementação pode ajudar muito pois pesquisas afirmam que a participação de minerais como zinco, selênio, cobre, ferro, iodo e o aminoácido tirosina, na tireoide é de fundamental importância para auxiliá-la na produção dos hormônios T3 e T4, que regulam a síntese de proteínas na célula, essencial para o crescimento e desenvolvimento dos músculos, massa óssea e velocidade das reações químicas do organismo. Nesse caso, o auxílio de um bom nutricionista pode ser de grande valia!

Ficam as dicas, eu vou usar de tudo isso que aprendi e tenho certeza que os resultados vão ser ótimos.

Grande abraço, pessoal, deixem comentários por aqui, fico muito feliz em respondê-los.

Janaína Matos

2 comentários:

  1. Muito bom Jana....nada de desculpas nesta fase de "mulheres maduras", nada de velhas!! Parabéns e sucesso!! Beijos

    Tatiany Faria

    ResponderExcluir