ASSESSORIA ESPORTIVA ESPECIALIZADA


OTIMIZE SEUS TREINOS E OBTENHA RESULTADOS SÓLIDOS COM SEGURANÇA E NO MAIS CURTO INTERVALO DE TEMPO.

info: janafits@hotmail.com


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fitness Coreográfico! A mais bela categoria da musculação!

Olá Pessoal!

        Depois de muito observar alguns comentários e fotos sobre o fitness coreográfico rolando pelo facebook, Instagram e outros, percebi que ainda pouco se sabe sobre essa categoria no país, vi que muitas possíveis atletas estariam por aí sem conhecer essa possibilidade de categoria competitiva, deixando de aproveitar e desfrutar de suas capacidades físicas através dessa belíssima modalidade.
     
        Me atrevi então a apresentar o Fitness Coreográfico como a mais bela categoria da musculação. Por que não? Se é ela a categoria que arranca aplausos entusiasmados da platéia a cada salto, movimento inesperado e incrível. Se mistura a força e muscularidade com a leveza e flexibilidade de movimentos da dança e ginástica!

        Segundo a fonte mais antiga que encontrei, o Fitness Coreográfico foi inserido primeiramente em 1985 por Wally Boyko no National Fitness Show, em Las Vegas *. A apresentação incluía rotina de maiô, uma rotina atletica e outra de vestido de noite. Mais tarde a IFBB seguiu o exemplo lançando a categoria no Olympia, em 1995.

        Hoje o campeonato de fitness consiste geralmente em uma rodada de rotina coreográfica que deve conter performance com movimentos ginásticos, de dança, devendo mostrar força, flexibilidade, destreza e feminilidade.  Não há movimentos obrigatórios, porém as flexões, pontes, espacates, dentre outros, estão sempre presentes e se tornaram "de praxe".

     

 As atletas geralmente adotam um tema para sua rotina - eu mesma já fui mulher gato, frevista, espanhola - que deve durar no máximo 2 minutos, dependendo da competição. Quanto mais show melhor!




   
Campeonato Mundial 2011 - Eu, Melinda Szabo e Dominika.
A outra entrada seria então de biquíni de duas peças, não podendo em hipótese alguma ser "fio dental". Nesta é julgado o físico da atleta, que antigamente privilegiava mais muscularidade, hoje adotou-se um padrão mais slim, alguns árbitros afirmam que o padrão estaria entre a modalidade biquíni e o figure, porém se observarmos atletas campeãs do Olympia e Arnold Classic Pro, como Adela Garcia, 5 vezes Ms. Fitness Olympia (Abaixo) percebemos que estas têm ainda mais muscularidade do que as figures, haja vista necessidade de treinos incansáveis com flexões e outros movimentos que exigem muito da musculatura. Em fim, caímos na velha e infindável dúvida sobre o padrão...

Adela Garcia - 5 vezes Fitness Olympia

       O fitness coreográfico surgiu no Brasil como uma alternativa para atletas (homens e mulheres) que não desejavam alcançar tamanha muscularidade como no Bodybuilding,  inseriu-se então principalmente para as mulheres como categoria diferenciada pela rotina coreográfica e pelo físico mais leve .
Em Suzano - 2000.
        Grandes exemplos de atletas que competiram no fitness são a querida Silvia Finocchi (esq.), Rosana Muller (no centro), Norma Beatriz (2ª da direita), Juliana Malacarne, Loana Muttoni, eusinha alí na ponda direita, dentre outras, que diferentemente da tendência atual de atletas de ginástica européias migrarem para o fitness com um físico ainda pouco explorado tentando desenvolver um shape mais avantajado, nossas atletas veteranas tinham como foco principal o físico e se empenhavam dobrado ora para desenvolver as capacidades atléticas necessárias ao fitness, ora para aperfeiçoar a base que já tinham, um caminho ainda mais difícil.

         Porém, depois da incorporação do Figure, o bodyfitness e demais categorias que não exigiam a difícil tarefa de treinar exaustivamente a coreografia, além da musculação, ergometria, etc, ocorreu que muitas pessoas migraram para estas e o fitness acabou perdendo muitas atletas, infelizmente. Nesse ano no campeonato brasileiro não teve ninguém para competir.

        Apesar disto, sabe-se que há uma política internacional por parte da IFBB para valorizar o fitness, premiando em dinheiro e divulgando-o com mais intensidade. 

Diana Monteiro - Olympia
     Atualmente a brasileira que representa, muito bem diga-se de passagem, o fitness brasileiro nos palcos internacionais profissionais é Diana Monteiro (ao lado), além de Regiane da Silva, que se naturalizou alemã e compete por lá. Eu venho me empenhando para brilhar cada vez mais no esporte ainda nas categorias amadoras, tendo conseguido me tornar campeã sulamericana e vice-campeã mundial no ano passado.

         Espero que essa matéria contribua para divulgar ainda mais essa belíssima categoria e que tenhamos em breve mais atletas brasileiras se destacando no país e no mundo através do fitness coreográfico.

Graaande beijo à todos. Ajudem também à divulgar na sua rede de amigos!

Janaína Matos



3 comentários:

  1. Eu amei,quero essa modalidade!!!Eu tenho fisico avantajado e mto dificil de se aderir ao figure!Sofro mto pq nw perco as curvas!Amo dancar!!!Perfeito.

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMO Mary! Fico feliz, estou disponível para a ajudar no que for possível ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nao imaginava que no Brasil tivesse essa categoria. Achei linda! Pena que não levo jeito pra dança. Mas há algum tempo penso em competir, só me falta coragem, e acho que dinheiro tb!rsrsr

    ResponderExcluir